Tudo o que já sabemos sobre o Citroën C4 Cactus nacional
Novo SUV da marca já tem data de estreia e terá configuração inédita no Brasil para brigar com Honda HR-V e Hyundai Creta.
O Groupe PSA aposta forte no segmento de SUVs para elevar suas vendas – e participação de mercado – no Brasil.
Depois da chegada de uma nova versão do Peugeot 3008 e do 5008, a fabricante francesa concentra seus esforços no inédito C4 Cactus nacional.
O SUV está previsto para chegar somente em setembro, mas QUATRO RODAS teve acesso antecipado ao modelo e conta tudo o que já se sabe sobre ele.
A suspensão traseira será por eixo de torção, como no Peugeot 2008
Por termos guiado protótipos em desenvolvimento do C4 Cactus, não poderemos descrever itens como acabamento e impressões ao dirigir.
Mas, se quiser ter ideia de como ele se comportará, uma boa dica é guiar o novo C4 Lounge.
Finalmente, automático
Foram avaliados diferentes protótipos na divisa entre RJ e SP
Isso porque o C4 Cactus será o primeiro modelo da PSA feito no Brasil a oferecer o conjunto composto pelo 1.6 THP flex associado a um câmbio automático de seis marchas.
Até então esse trem de força estava disponível apenas no sedã argentino da Citroën e nos Peugeot 408 e 308.
Vale lembrar que, por conta de restrições da plataforma, o “irmão” Peugeot 2008 só oferece o motor turbo com a caixa manual de seis marchas.
A camuflagem pesada serve para esconder as linhas finais do modelo antes de seu lançamento
Essa diferença foi possível porque o C4 Cactus adota uma versão modificada da arquitetura usada pelo 208, 2008, C3 e Aircross.
Apesar das diferenças, o SUV usa a mesma solução de suspensão dos outros modelos compactos, com um conjunto McPherson no eixo dianteiro e eixo de torção na traseira.
QUATRO RODAS rodou com a inédita versão THP Flex automática do C4 Cactus
E, segundo o site Autos Segredos, o C4 Cactus também terá versões mais básicas, equipadas com o 1.6 16V aspirado de até 122 cv usado por outros modelos compactos do grupo.
Melhor e pior
O teto em dois tons da versão nacional é exclusivo, mas pode ficar restrito às versões mais caras ou ser cobrado à parte
Outra diferença do C4 Cactus que será feito em Porto Real (RJ) em relação à sua versão europeia é justamente nas molas e amortecedores.
Ao menos nos protótipos avaliados, o conjunto não usava o inovador amortecedor hidráulico progressivo criado pela empresa.
A Citroën se recusou a comentar qualquer detalhe sobre o SUV neste primeiro contato, mas nossa aposta é que a promissora suspensão fique de fora da versão nacional por conta de custos.
O teto-solar presente nas versões europeias não parece estar nos planos do C4 Cactus brasileiro
Apesar disso, o modelo desenvolvido para a América Latina tem um interior mais interessante do que o C4 Cactus europeu.
Detalhe de uma das primeiras imagens oficiais do C4 Cactus mostra painel de LCD monocromático
O painel da versão brasileira é mais conservador, porém mais completo.
No lugar da tela flutuante foi usado um quadro de instrumentos mais convencional – apesar de digital - igual ao do C4 Lounge.
Fonte: www.quatrorodas.abril.com.br