Texto e fotos: Fabrício Samahá
Uma nova frente, mudanças no painel e no sistema de áudio, e o Citroën C4 Lounge está pronto para encarar os mais fortes concorrentes. Será mesmo? O Best Cars colocou sua versão de topo, agora chamada de Shine, na avaliação 10 Chances para confirmar o quanto ele evoluiu no modelo 2019. O motor é o conhecido THP turbo de 1,6 litro, com até 173 cv, associado à transmissão automática de seis marchas, e o preço começa em R$ 103.890. Vamos conhecer suas chances de merecer sua garagem.
1. Estilo
O C4 Lounge mantém um desenho atual e elegante, lançado aqui em 2013. A nova frente, igual à da versão chinesa, segue os padrões que a marca tem adotado e vem com faróis de leds no caso do Shine, mas seu estilo divide opiniões. 0,5 ponto
2. Acabamento e conveniência
O interior tem boa aparência mesmo nos plásticos, embora alguns sejam rígidos, e traz bancos revestidos em couro. Esta versão é farta em conveniências, como ar-condicionado automático de duas zonas com difusor para o banco traseiro, câmera traseira de manobras, chave presencial para acesso e partida, comando a distância para abrir e fechar vidros, controlador e limitador de velocidade, faróis e limpador de para-brisa automáticos, porta-luvas refrigerado, retrovisor interno fotocrômico e teto solar elétrico.
O sistema de áudio e navegação agora tem tela sensível ao toque de 7 polegadas e integração a celular por Android Auto e Apple Car Play. A interface é prática de usar, mas deveria haver mais botões físicos, como antes: precisa-se alternar entre as telas para ajustar o ar-condicionado ou mesmo ativar a recirculação, o que distrai o motorista além do necessário. Alguns itens da antiga versão Exclusive foram retirados, como ajuste automático do facho dos faróis (agora elétrico), sensores de estacionamento à frente e atrás e a segunda medição do computador de bordo. 1 ponto
Nova frente (com faróis de leds na versão Shine) é o destaque do C4 Lounge 2019; lanternas traseiras e rodas também mudaram; preço é de quase R$ 104 mil
3. Posto do motorista
A posição de dirigir é amplamente regulável e o banco acomoda bem, mas poderia melhorar no encosto, que apoia muito a parte superior. O novo quadro de instrumentos digital cumpre sua função, com fácil leitura. Contudo, o aspecto da tela monocromática e as fontes sem serifas deixam a desejar, lembrando carros dos anos 90. Muito bons os novos faróis com leds para fachos alto e baixo e para luz diurna. O C4 tem ainda faróis e luz traseira de neblina e repetidores laterais das luzes de direção. 1 ponto
O motor turbo de 1,6 litro é um destaque: potente, de operação suave e com ótimo torque desde baixas rotações, fornece desempenho dos melhores da classe
4. Espaço
Quatro adultos viajam bem no C4 Lounge, com amplo espaço para pernas e cabeças no banco traseiro. Contudo, ele é inadequado para três pessoas: além de um pouco estreito, os ocupantes perdem conforto pelo formato do banco e o encosto incomoda o passageiro central. 0,5 ponto
Instrumentos e central de áudio renovaram o interior, que tem bons espaço e acabamento; porta-malas de 450 litros fica entre os menores da categoria
5. Porta-malas
O porta-malas de 450 litros não é pequeno, mas perde para quase todos os concorrentes, a maior parte com espaço acima de 500 litros. Os braços da tampa alojam-se em espaços reservados, o que evita amassar a bagagem. O banco traseiro é bipartido 60/40. O estepe usa pneu diferente dos outros. 0,5 ponto
6. Desempenho
Todo C4 Lounge hoje recebe o motor turbo de 1,6 litro com injeção direta, um dos destaques do carro: potente, de operação suave e com ótimo torque desde baixas rotações. Seu desempenho é dos melhores da classe, como ao acelerar de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos. A caixa automática de seis marchas opera muito bem e oferece os programas normal, esporte e Eco, este favorável à economia. 1 ponto
Quadro monocromático tem aparência antiga; tela de 7 pol é fácil de usar, mas deveria haver mais botões físicos; há limitador de velocidade e difusores para o banco traseiro
7. Consumo
O motor atual ajuda no consumo do sedã da Citroën, enquanto o peso elevado e a caixa automática tradicional dão votos contra. As marcas com gasolina são regulares para a categoria, perdendo para as de Ford Focus, Toyota Corolla e Volkswagen Jetta 1.4 medidos com o mesmo combustível. 0,5 ponto
8. Comportamento dinâmico
A Citroën recalibrou a suspensão há dois anos, mas isso não deixou o Lounge bem acertado. Seu rodar parece macio até encontrar irregularidades, que são mais transmitidas do que deveriam. Apesar da grande aderência dos largos pneus, ele também não convence em estabilidade: falta controle aos amortecedores, o que o deixa “flutuando” em alta velocidade, e a direção fica leve e não comunica o volante com o solo. Positivos são os freios potentes e com assistência adicional em emergência. Controle de estabilidade vem de série. 0,5 ponto
Desempenho do motor turbo e atuação da caixa automática são pontos positivos do C4 Lounge, mas não o acerto da suspensão; luzes diurnas agora são por leds
9. Segurança passiva
Não faltam itens de segurança passiva nesta versão: bolsas infláveis frontais, laterais dianteiras e de cortina, encostos de cabeça e cintos de três pontos para os cinco ocupantes e fixação Isofix para cadeira infantil. 1 ponto
10. Custo-benefício
A versão Shine tem preço de R$ 103.890 com um bom pacote fechado de equipamentos. O líder de vendas da categoria, o Toyota Corolla XEi, custa um pouco mais (R$ 106 mil) com motor menos potente (de 2,0 litros e 154 cv) e conteúdo inferior, sem faróis de leds ou teto solar. No entanto, a marca japonesa tem uma reputação que a francesa não pode oferecer. Os mesmos itens ficam de fora do Chevrolet Cruze LTZ, que também tem potência menor (motor 1,4 turbo de 153 cv) e preço mais alto: R$ 109.790. Assim, apesar de não ter agradado em todas as mudanças e ficar devendo melhor acerto de suspensão, o C4 Lounge nos convenceu na relação custo-benefício. 1 ponto
Para informações sobre consumo e equipamentos acesse a matéria completa: http://bestcars.uol.com.br/bc/informe-se/avaliacao/teste-citroen-c4-lounge-shine-2019
Fonte: Best Cars