Teste: Citroën C4 Picasso e Grand C4 Picasso, as minivans raiz
Com opções de 5 e 7 lugares, a minivan C4 Picasso promete retorno ao Brasil com muita tecnologia para atender a sua família, tenha ela o tamanho que tiver
Pai, mãe, dois filhos (um no cadeirão, outro no assento elevado), babá, sogro, sogra… Viu como nem é tão difícil assim lotar um carro de sete lugares? Pois bem, a Citroën viu.
Remando contra o tsunami global dos SUVs (que não raramente também têm sete lugares), a marca francesa segue como uma das poucas a apostar nas minivans.
E agora parece que vai colocar mais fichas na jogada: com as renovadas C4 Picasso (cinco lugares) e Grand C4 Picasso (sete lugares), ela pretende vender 1.000 unidades por ano. Nem é tanto assim, mas já representa um grande salto em relação às pífias 218 comercializadas em 2016.
Fabricadas em Vigo, na Espanha, as minivans chegam às concessionárias do Brasil no fim de maio. Nem mesmo o facelift discreto e a exibição durante o Salão do Automóvel de São Paulo, no fim de 2016, diminuem o brilho dessa dupla.
Nas ruas, muita gente as seguiu com os olhos, numa outra prova de que elas ainda despertam interesse. Se chamou a sua atenção também, prepare o bolso: o preço varia dos R$ 121.400 da C4 Picasso básica aos R$ 167.400 da Grand C4 Picasso completa.
A motorização é velha conhecida do brasileiro: o confiável 1.6 THP de 165 cv a gasolina. Com turbo, intercooler e injeção direta, funciona acoplado a uma transmissão automática de seis marchas, formando uma dupla bastante eficiente, ou seja, econômica quando administrada com suavidade e bem disposta quando exigida.
Na pista, ambas aceleraram de 0 a 100 km/h abaixo dos 10 segundos, com consumo superior a 10 km/l na cidade e de cerca de 13 km/l na estrada.
Como é de se esperar de um veículo tipicamente familiar, a suspensão privilegia o conforto, embora o conjunto traseiro trabalhe um tanto ruidoso.
Lado a lado, as diferenças entre as versões de cinco e sete lugares estão a partir da porta traseira. No perfil, a janela extra delimita bem a extensão que permitiu a instalação do par de bancos extras.
O modelo de cinco lugares tem 4,43 metros de comprimento e 2,79 de entre-eixos. O maior mede, respectivamente, 4,6 e 2,84 metros. Saindo do perfil e chegando à traseira é que surgem as grandes diferenças.
O de cinco lugares, direcionado a um público mais jovem, tem um estilo mais esportivo, com lanternas horizontais. No de sete, a Citroën optou por um conjunto óptico de contorno sinuoso.
Ao contrário do que se imagina, o acesso à terceira fileira de bancos é fácil, pois a fila central corre sobre trilhos e tem bancos individuais e dobráveis – mesmo a versão de cinco lugares conta com essa facilidade.
Minivans de raiz, as C4 Picasso têm na modularidade e no espaço as suas grandes armas. Soluções como porta-objetos no assoalho e bandejas no encosto dos bancos, claro, têm presença garantida.
Até o câmbio colabora para reservar mais espaço para as pessoas, com sua alavanca seletora de marchas na coluna de direção, junto ao volante.
No porta-malas, o volume varia em função da posição dos bancos: de 537 a 630 litros na de cinco lugares e de 130 a 704 litros na de sete.
Com a segunda fileira avançada e a terceira recolhida, ou seja, com bancos armados para cinco ocupantes, o volume máximo é de 575 litros.
Cedidas para teste em suas versões mais completas, as duas minivans impressionam pelo elevado nível de itens de tecnologia, segurança e conforto.
Entre os equipamentos: telas de 7 e de 12 polegadas, faróis de xenônio direcionais, reconhecimento de leitura de placas de velocidade, sistema ativo de auxílio de estacionamento, bancos dianteiros com ventilação e massagem e teto panorâmico fixo.
E aí, seu planejamento familiar e a sua garagem têm espaço para uma dessas minivans?
Veredicto
Bonitas, completas, espaçosas e eficientes, as novas C4 têm todas as armas para enfrentar os SUVs de cinco e sete lugares. Só perdem em um ponto (crucial): são minivans, não SUVs.
Preço das versões de 5 e 7 lugares
Seduction
Faróis de neblina, ar dualzone, sensor de farol, rodas 17, multimídia com tela de 7 polegadas, freio de estacionamento elétrico, assistente de rampa, controle de tração e estabilidade.
R$ 121.400 (5 lugares) R$ 131.400 (7 lugares)
Intensive
Seduction mais teto panorâmico, lanternas de led, faróis auxiliares de curva, faróis de xenônio, tela extra de 12 polegadas, câmera de ré, chave presencial.
R$ 132.000 (5 lugares) R$ 142.000 (7 lugares)
Intensive Confort
Intensive mais bancos com couro e tecido, sistema de câmera 360 graus, alerta de ponto cego.
R$ 141.900 (5 lugares) R$ 152.500 (7 lugares)
Intensive Luxe
Intensive Confort mais bancos de couro, sistema de reconhecimento de placas de velocidade, sistema de alerta e correção de desvio involuntário de faixa, farol alto automático, tela nos apoios de cabeça dianteiros.
R$ 152.000 (5 lugares) R$ 167.400 (7 lugares)
Teste de pista (com gasolina)
C4 Picasso
Grand C4 Picasso
Aceleração de 0 a 100 km/h
9,5 s
9,8 s
Aceleração de 0 a 1000 m
30,6 s – 171,5 km/h
30,9 s – 171,7 km/h
Retomada de 40 a 80 km/h
3,9 s
4,2 s
Retomada de 60 a 100 km/h
5,2 s
5,3 s
Retomada de 80 a 120 km/h
6,4 s
6,7 s
Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0
15,5/26,6/62,6 m
15,5/27/62,3 m
Consumo urbano
10,6 km/l
10,3 km/l
Consumo rodoviário
13,3 km/l
12,7 km/l
Ficha Técnica
C4 Picasso
Grand C4 Picasso
Motor
4 cil., gas., diant., transv., 1.598 cm3, 16V, turbo, 165 cv a 6.000 rpm, 24,5 mkgf a 1.400 rpm
4 cil., gas., diant., transv., 1.598 cm3, 16V, turbo, 165 cv a 6.000 rpm, 24,5 mkgf a 1.400 rpm
Câmbio
automático, 6 marchas,
tração dianteira
automático, 6 marchas,
tração dianteira
Suspensão
McPherson (diant.) e eixo de torção (tras.)
McPherson (diant.) e eixo
de torção (tras.)
Freios
disco ventilado (diant.) e disco sólido (tras.)
disco ventilado (diant.) e
disco sólido (tras.)
Direção
elétrica
elétrica
Rodas e pneus
205/55 R17
205/55 R17
Dimensões
comprimento, 442,8 cm; largura, 182,6 cm; altura, 162,5 cm; entre-eixos, 278,5 cm; peso, 1.405 kg; porta-malas, 537 a 630 litros
comprimento, 459,7 cm; largura, 182,6 cm; altura, 164,4 cm; entre-eixos, 284 cm; peso, 1.430 kg; porta-malas, 130 a 704 litros
Preço
De R$ 121.400 a R$ 152.000
De R$ 131.400 a R$ 167.400
Fonte: www.quatrorodas.abril.com.br